Lênia Freitas
A Prefeitura de Chapada dos Guimarães, empenhada em combater as queimadas no município, equipou a Defesa Civil Municipal. Foi adquirido uma caminhonete, dois aparelhos celulares e equipamentos de proteção individual. Uma equipe formada por quatro brigadistas atuará em conjunto com a Base Descentralizada do Corpo de Bombeiros, localizada no bairro Bom Clima.
Os brigadistas serão responsáveis por auxiliar a Defesa Civil Municipal, os brigadistas voluntários e os bombeiros no combate aos incêndios durante o período mais crítico da estiagem.
O prefeito Osmar Froner destaca que a Defesa Civil Municipal está preprada para auxilixar a propulação no combate aos incêndios. "O cidadão precisa ser nosso parceiro. Quem perceber o foco de incêndio deve ligar para a Defesa Civil e denunciar. Vamos preservar nossa natureza e cuidar da nossa pulação", disse.
A Defesa Civil Municipal alerta e reforça que a queimada é crime ambiental, e que os munícipes devem ficar atentos a qualquer possível foco de incêndio. O infrator estará sujeito multa de acordo com a Lei Federal nº 9.605/1998. Provocar queimadas na zona urbana ou rural, em mata ou floresta implica numa pena de prisão de dois a quatro anos e multa.
No município está em vigor a Lei Municipal 1024/2002, que proíbe a queima ao ar livre de resíduos sólidos, líquidos ou de qualquer outro material combustível no perímetro urbano, exceto mediante previa autorização da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente.
Além de não atear fogo, a população pode colaborar denunciando os focos de incêndio para o Corpo de Bombeiros via 193, Polícia Militar 190, ou para a Defesa Civil Municipal (65) 99232-3811.